Selecionamos 5 estratégias para reduzir os danos provocados pelo desgaste, prevenir futuros estresses e cuidar da saúde mental dos médicos.
Apenas estando na pele de quem vive a rotina de hospitais, consultórios e clínicas para ter a real dimensão do desgaste que sofrem os médicos. Com o estresse, a saúde mental de quem cuida de nós vai se degradando aos poucos, gerando problemas maiores como depressão, burnout, vícios em medicamentos provocados pela automedicação e interferências na saúde física.
Segundo o Dr. José Albuquerque de Figueiredo Neto, Presidente Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), no Brasil, dados recentes mostram que 69,4% dos médicos já apresentaram sinais de depressão durante a vida e para metade dos entrevistados a condição ainda é uma realidade: 26,8% têm um diagnóstico atual e 23,4% manifestam sintomas, mas não fazem acompanhamento.
Sabendo dos desafios e do cenário preocupante dos nossos médicos, nos fizemos a seguinte pergunta: como cuidar da saúde mental de quem cuida de nós?
Desta indagação, selecionamos 5 estratégias que os médicos podem seguir para reduzir os danos provocados pelo desgaste e prevenir futuros estresses.
5 estratégias para cuidados com a saúde mental dos médicos
A partir da perspectiva que os cuidados com a saúde física e mental andam lado a lado, selecionamos 5 estratégias para você, médico, implementar na sua rotina e garantir uma melhora na sua saúde integral. Caso você não seja médico, fica o convite para compartilhar com seus amigos e familiares que atuam na medicina.
1) Busque apoio especializado
“Paradoxalmente, para uma profissão sujeita a tantos fatores de estresse, existem também tantas barreiras para obter alívio. Falta-nos tempo e motivação, além do medo do impacto na rotina de atuação profissional, são os principais motivos para não buscarmos ajuda ou tratamento”, conta o Dr. Neto.
Apesar de ter conhecimento sobre o impacto positivo de buscar profissionais especializados, muitos médicos ainda se automedicam e realizam o autodiagnóstico, devido a falta de tempo. Quando o assunto é saúde mental, é preciso tomar cuidado para não confundir uma conversa com amigos com terapia – que certamente pode ajudar, mas não resolve o problema.
Procurar o apoio especializado de psicólogos ou posteriormente psiquiatras não pode ser um tabu entre a classe médica. É importante ressaltar que o psiquiatra trata tanto a recuperação química como quadros de ansiedade e depressão.
Cuidar de si é um ato honroso de quem cuida de outras pessoas. Por isso, se você estava esperando um sinal para agendar uma terapia, aqui está o sinal: agende.
2) Priorize sua saúde
Priorizar sua saúde é fundamental para um dia de trabalho produtivo. E como fazê-la? Comece incrementando pausas no dia para esticar o corpo ou tomar um cafezinho com outros colegas. O simples fato de você andar pelo corredor ou sair para tomar um ar já ajuda a aliviar o estresse.
A rotina corrida é muitas vezes um impeditivo para a prática de atividades físicas. Porém, a falta dos exercícios pode reduzir o seu tempo de atendimento no dia. Fazer musculação, natação, Treino de Funcional, de Circuito, fisioterapia, pilates, dança…não importa a atividade, se for o que o seu corpo precisa e te deixa feliz, está valendo!
O curto espaço entre um atendimento e outro gera, muitas vezes, uma alimentação irregular e nada balanceada ou. Comer um salgado, biscoito recheado ou beber um energético ou refrigerante volta e meia não é o problema. O problema real mora nessas ingestões diárias por serem alimentações de fácil acesso e rápidas. Priorize levar frutas, sucos naturais, vitaminas, biscoitos integrais ou sanduíches naturais ao trabalho e sinta a melhora na sua disposição.
Leia também: Benefícios fiscais para médicos: oportunidades e vantagens ->
3) Abra a agenda para relacionamentos
Não permita que sua agenda cheia de compromissos impeça de passar um tempo com quem se ama. Segundo a psicóloga Marcely Quirino, do Complexo Hospitalar de Niterói, “por meio do convívio social, como o namoro e diversas outras relações interpessoais, há uma preocupação maior em manter uma boa alimentação, o cuidado com a aparência e o aumento da autoestima”.
Portanto, estar com quem se ama é fundamental para cuidarmos da nossa saúde física e mental. Não deixe para amanhã o momento que você pode viver hoje.
4) Delegue tarefas
A dificuldade em delegar tarefas é identificada, principalmente, em médicos que trabalham como CNPJ. A necessidade de garantir que tudo saia de acordo com o esperado faz muitos médicos desviarem de sua profissão e se tornarem multifunções.
Este desvio gera um desgaste ainda maior em profissionais que já precisam trabalhar muito para conquistar novos clientes, fidelizar os atuais e garantir um equilíbrio nas finanças. Então, como evitar esse acúmulo de funções? Delegando-as.
Encontre profissionais de confiança nas áreas do marketing digital, secretariado, contabilidade especializada para médicos e sinta na pele o impacto positivo de distribuir os trabalhos e poder focar no que realmente importa.
5) Cuide da sua saúde financeira
Chegamos à última estratégia, mas ela é igualmente importante a todas acima. Cuidar da sua saúde financeira com uma empresa especializada em contabilidade médica assegura o médico CNPJ a pagar menos impostos desnecessários, a aproveitar benefícios fiscais próprios para a classe médica, a manter suas contas em dia e ter a certeza de que suas finanças estão sendo cuidadas por especialistas.
A Real Assessoria trabalha há mais de 20 anos com foco na contabilidade para médicos e demais profissionais da saúde. Contando com uma equipe qualificada, disponibilizamos o melhor padrão de qualidade em assessoria contábil, garantindo aos nossos clientes um serviço estritamente profissional, ético e de confiança mútua, com profissionais das áreas Contábil, Fiscal, Recursos Humanos, Licenciamentos, Registros e Gestão Financeira.
Além dos serviços padrão, administramos Sociedades Médicas ideais para diminuir os impostos de forma correta.
Sociedade Médica
Procura uma forma de pagar menos imposto e aumentar os lucros? Ao tornar-se médico ou médica CNPJ, é possível adentrar à uma Sociedade Médica administrada pela Real Assessoria, composta, em média, por 10 sócios/as (todos médicos/as), onde cada sócio presta serviços para convênios, hospitais, clínicas e recebe seus honorários por meio desta empresa.
A vantagem? A carga tributária da Pessoa Jurídica é muito menor do que aquela aplicada aos profissionais liberais (autônomos). Você sabia?
Pague menos imposto de forma segura e correta.
Entre em contato e conheça as sociedades administradas por nossa equipe qualificada.