Saiba como fazer assinatura digital no Gov.br

assinatura digital

Por meio do aplicativo Gov.br, o Governo Federal autoriza a assinatura de documentos de forma digital à população brasileira. 

A nova ferramenta foi disponibilizada em abril de 2022 e permite maior agilidade e praticidade, já que a assinatura digital tem a mesma validade que a assinatura física e pode ser utilizada apenas baixando o aplicativo, acessado por qualquer dispositivo móvel.

Por que utilizar a assinatura digital?

A possibilidade de assinar digitalmente traz ao empreendedor maior praticidade na hora de validar um documento. Agora, você não precisa necessariamente estar presencialmente no lugar onde a assinatura deve ser realizada. Com poucos passos você finaliza a operação.

É importante ressaltar que apesar de poder assinar sem estar presente, apenas você deve ter as informações da sua conta Gov.br. Mantenha em segurança suas informações e sempre leia o documento antes de assiná-lo, pois a assinatura digital contém o mesmo grau de validação da assinatura física. Uma vez assinado, seu nome está em jogo.

Quem tem direito?

Para acessar a ferramenta basta ter uma conta prata ou ouro no Gov.br, sem a exigência de um certificado digital (clique para saber mais), portanto, é gratuita. Este tipo de conta prata pode ser feita apenas com a biometria do próprio celular ou quando criar uma conta com dados de uma instituição financeira. Hoje, é possível utilizar dados do Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Bradesco, Sicoob, Agibank, BRB ou Banrisul.

Vamos conferir o passo a passo para você começar a usar a assinatura digital. 

Passo 1: entre no Gov.br

Entre na página acesse Gov.br e faça login na sua conta ou cadastre-se pela primeira vez.

Passo 2: anexe o documento

Clique na opção de Escolher Arquivo e faça o upload do documento que deseja assinar.

Passo 3: confira o documento

O documento deverá aparecer na tela. Confirme que este é o documento desejado e clique em Avançar.

Passo 4: configure 

A assinatura deverá aparecer na sua tela. Em seguida, você irá arrastá-la até o campo desejado do documento, com cuidado para que ela não cubra informações importantes do arquivo. 

Passo 5: clique no provedor

Neste caso, o provedor da assinatura será o Gov.BR. Uma pequena tela aparecerá na sua frente (o chamado pop-up), basta você selecionar a opção Certificado digital emitido pelo Gov.BR.

Passo 6: autorize

Automaticamente, o sistema enviará um código para acessar no aplicativo. Baixe ele no seu dispositivo móvel, faça seu login e clique no sino verde que aparecerá no canto superior direito do seu aparelho para visualizar o código. 

Passo 7: confirme

Acesse novamente o site, insira o código e selecione a opção Autorizar.

Passo 8: baixe o documento

Na sua tela aparecerá o documento. Confira se a assinatura está correta e clique em Baixar para fazer o download. 

Dúvidas sobre a assinatura digital? Estamos à sua disposição.