Guia para abrir um pequeno negócio

pequeno negócio

Pensou em abrir um pequeno negócio e não sabe por onde começar? Não se preocupe, a gente te ajuda a entender os passos que serão necessários. 

Segundo o Banco Mundial, 17 dias era o tempo necessário para abrir um negócio em 2019. Mas, felizmente, um balanço da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) indicou que o país alcançou nos últimos anos o tempo médio de 1 dia e 7 horas para abertura de um novo negócio.

Então, vamos entender os passos obrigatórios para iniciar sua jornada empreendedora. 

Planeje

Entenda o mercado que deseja ingressar. Monte um planejamento de pequeno, médio e longo prazo do que deseja alcançar, tendo em vista seu investimento inicial. Não dê passos além das pernas para não acabar endividado/a e com dores de cabeça mais tarde. Portanto, tenha em mente o que pode investir e os recursos que precisa ter sempre em caixa para as despesas cotidianas e para que haja lucro no final do mês. 

Viabilidade prévia 

Entre no portal da Redesim e confira a viabilidade prévia do seu tipo de negócio dentre os municípios. Isso significa que nem todas as atividades são passíveis de serem realizadas em todos os lugares. A consulta de viabilidade prévia e do nome da empresa são gratuitas no portal e podem ser uma mão na roda. 

Registre o pequeno negócio

O registro empresarial é obrigatório e pode ser feito online na Junta Comercial, órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Para facilitar o processo de registro, o/a empreendedor/a pode optar por contratar uma empresa de contabilidade especializada em pequenos e médios negócios. A Real Assessoria tem 20 anos de experiência em contabilidade na capital Vitória (ES) para pequenos e médios empreendedores e está aberta para bater um papo sobre seu negócio. 

Modalidades e indicações 

Atualmente, há duas modalidades de negócio que você pode optar. São elas: com sócio (Empresa individual ou Sociedade Unipessoal) ou sem sócio (Sociedade Empresária Limitada ou Sociedade Anônima). 

Além disso, será necessário indicar a área de atuação da empresa para que seu regulamento, licenciamento e modelo de tributação sejam feitos corretamente. Visite a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para entender qual código de descrição tem a ver com o seu negócio. 

Caso opte pela Sociedade, também com a Junta Comercial você fará o Contrato Social, documento legal por onde haverá a personalização jurídica da sociedade. 

Faça sua inscrição

Caso o seu município esteja inscrito na Redesim, a inscrição tributária será feita automaticamente no mesmo momento do registro ou através do mesmo portal posteriormente. 

Para iniciar suas atividades, é necessário ter em mãos a licença ou alvará de funcionamento, os quais possuem regras que variam de acordo com o tipo de atividade empresarial. Através dos órgãos licenciadores que integram a REDESIM você poderá recolher as taxas para obtenção das licenças, segundo as regras do seu município. 

E, claro, caso opte por contratar colaboradores para sua empresa, lembre-se de fazer os cadastros pelo E-Social, pela Receita Federal, e tomar todas as providências jurídicas e contábeis para garantir seus direitos e salários

Registre a marca do seu pequeno negócio

Essa etapa é opcional para quem deseja garantir o nome da sua marca. Faça o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tenha seus direitos garantidos sobre a nomenclatura. 

Gostou das dicas? Caso permaneça com alguma dúvida, ficaremos contentes em te ajudar. Entre em contato!