Há quem deixe para planejar a aposentadoria com anos de serviço. Mas a verdade é que quanto mais cedo você planejar, menos burocracias você pode encontrar. Se você pretende começar a planejar sua aposentadoria médica, reunimos as principais informações que você precisa saber.
Tipos de aposentadoria médica

Médicos(as) podem usufruir de até três modelos de aposentadoria, e, embora isso pareça incomum, é mais comum do que se imagina.
Por exemplo: suponha que você concluiu a residência médica e ingressou em um programa de doutorado. Em seguida, começa a atuar como pesquisador(a) e, posteriormente, é contratado(a) para lecionar na universidade onde concluiu seus estudos. Paralelamente, decide abrir um consultório especializado.
Nesse caso, você estará vinculado(a) ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de seu estado, ao RPPS da União (como professor em instituição federal) e ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), administrado pelo INSS. Cumpridos os requisitos, terá direito a três aposentadorias distintas.
A seguir, te explicamos sobre as 3 aposentadorias possíveis para médicos e médicas.
Aposentadoria no serviço público
Médicos(as) que atuam no serviço público estão liberados para solicitar a aposentadoria com 25 anos de cargo, 86 pontos, idade mínima de 60 anos e tempo de contribuição – aqui, também entra o tempo de contribuição ao INSS fora do serviço público, no cargo anterior.
Aposentadoria pelo INSS
Médicos(as) autônomos ou que trabalham em empresas e contribuem para o INSS têm direito à aposentadoria após 25 anos de trabalho. Contudo, é essencial comprovar que, em pelo menos 15 desses anos, as contribuições foram realizadas de forma contínua e sem atrasos.
Aposentadoria especial
Você sabia que médicos e médicas no Brasil têm direito à chamada aposentadoria especial? Este benefício previdenciário é oferecido aos profissionais que trabalham em exposição constante a agentes nocivos, que podem prejudicar sua saúde e integridade física.
É preciso comprovar essa exposição, seguindo a legislação vigente no período das atividades. Além disso, é preciso cumprir alguns pré-requisitos para entrar com o pedido, como demonstrar que esteve exposto a agentes nocivos por um tempo – e cada agente tem um tempo previsto.
Também é necessário comprovar o tempo de contribuição, para converter o período total das atividades e somar tudo para concessão do benefício.
Mantenha-se atualizado sobre as legislações vigentes para não ser pego(a) de surpresa.
Conte com um especialista

Planejar sua aposentadoria é um processo complexo que exige atenção aos detalhes e às legislações. Contar com a ajuda de um contador especializado na área médica pode fazer toda a diferença para garantir um planejamento eficiente e sem dores de cabeça.
A Real Assessoria, com mais de 20 anos de experiência, dispõe de uma equipe qualificada e comprometida em cuidar da sua saúde contábil.
Com informações de medwey.